Líder cristão indígena é morto por perseguição religiosa no Vietnã

  • 06/06/2024
Líder cristão indígena é morto por perseguição religiosa no Vietnã
Líder cristão indígena é morto por perseguição religiosa no Vietnã (Foto: Reprodução)

Um representante local da organização Portas Abertas no Vietnã informou que Cong*, um cristão pertencente a uma minoria étnica indígena, foi encontrado sem vida no Planalto Central do país.

Embora a causa da morte ainda não tenha sido determinada, a família suspeita que tenha sido consequência de perseguição religiosa. Cong, de 48 anos, era um marido, pai e agricultor querido por seus entes queridos.

O cristão era o líder de uma igreja evangélica que foi acusada pelas autoridades locais de estar envolvida com um grupo reacionário que se opõe ao governo. Em setembro de 2022, uma ordem foi publicada decretando que os membros da igreja de Cong "deviam ser eliminados".

Em dezembro do ano passado, Cong foi atacado enquanto trabalhava na roça, sofrendo ferimentos graves e tendo seu celular confiscado. Pouco depois, ele foi preso, e as autoridades tentaram forçá-lo a abandonar a igreja que liderava.

O líder cristão só foi libertado sob a condição de ser publicamente disciplinado perante todo o vilarejo, e foi de fato obrigado a deixar a igreja.

No dia 8 de março deste ano, Cong recebeu uma nova ligação da polícia informando que seu celular seria confiscado novamente. As autoridades exigiram que ele fosse sozinho ao cemitério, a poucos metros de sua casa, para entregar o aparelho.

Cong obedeceu, mas nunca mais voltou para casa. Algumas horas depois, pedestres encontraram seu corpo, sem vida, vítima de enforcamento.

Proibidos de receber ajuda

As autoridades afirmaram que a causa da morte foi suicídio, mas a família e os cristãos locais não aceitam essa explicação. Eles acreditam que Cong foi assassinado após ser novamente agredido e ameaçado pela polícia. Hosea*, um contato local, relatou que após a morte de Cong, sua esposa e três filhos estão deprimidos e sob rigoroso controle das autoridades.

“Eles sempre foram ameaçados. Por isso, vivem inseguros e não ousam receber ninguém em casa nem atender o telefone, especialmente quando são os cristãos da igreja que Cong liderava. As autoridades locais alertaram que eles não podem receber ajuda de ninguém ou qualquer forma de apoio de fora do vilarejo, e, caso aconteça, devem denunciar os contribuintes imediatamente”, conta Hosea.

A família de Cong, dominada pelo medo, cumpre todas as ordens das autoridades. Eles desejavam realizar um funeral cristão para ele, mas foram proibidos.

A igreja que ele liderava arrecadou 20 mil dong vietnamitas (aproximadamente 805 dólares) para ajudar a família com os custos do funeral e para sustento após a perda do provedor, mas eles foram impedidos de receber essa ajuda. A família está totalmente isolada da comunidade cristã e sob vigilância constante.

Ação das Autoridades

As autoridades vietnamitas têm um histórico de perseguição e hostilidade contra os cristãos, especialmente em vilas onde são constantemente vigiados.

O caso de Xuan*, uma cristã vietnamita que ficou sozinha com outra cristã na vila onde vivem, não é diferente. As autoridades locais utilizam diversas formas de perseguição, incluindo pressionar os maridos a se divorciarem de suas esposas cristãs, o que também prejudica os filhos. Quando os maridos se recusam a fazê-lo, todos os subsídios governamentais, como alimentos, educação e fonte de renda, são cortados.

Na sociedade local, os homens são considerados superiores, e é por isso que, quando as esposas se tornam cristãs, os perseguidores direcionam a pressão primeiramente aos maridos.

O Vietnã ocupa a 35ª posição na Lista Mundial da Perseguição 2024, que classifica os 50 países onde os cristãos enfrentam as maiores perseguições no mundo.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/lider-cristao-indigena-e-morto-por-perseguicao-religiosa-no-vietna.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Heroi dos Herois

Novo Som com Matos Nacimento - Heroi dos Herois

top2
2. Anderson Freire com Gisele Nascimento - Mapa do tesouro

Anderson Freire

top3
3. Grande é o Senhor

Adhemar deu Campos

top4
4. Não ceda

Rose Nascimento

top5
5. Em teus Braços

Laura Souguellis

Anunciantes